Dúvidas Frequentes
O que é tabela FIPE? Onde posso encontrá-la?
Trata-se de uma tabela de referência de valor de mercado de veículos. A FIPE avalia os veículos de iguais características e divulga o valor de mercado. Esta tabela pode ser consultada no site www.fipe.com.br.
A Cobertura de Danos a Terceiros prevê indenização a eventuais danos corporais que eu ou demais passageiros do veículo segurado possamos ter sofrido durante um acidente?
Não, a cobertura de terceiros tem por objetivo proporcionar ao Segurado o reembolso das quantias a que for obrigado a pagar quando acionado juridicamente, em decorrência de prejuízos que ele venha a causar a terceiros, envolvidos em acidente de trânsito com o veículo segurado. A cobertura que garante indenização aos passageiros é a APP – Acidentes Pessoais a Passageiros.
Existe alguma cobertura especial para quem depende do carro para trabalhar (autônomo, representante, taxista)?
Pode ser contratada a cláusula de lucros cessantes, que garante o pagamento de diárias, pré-definidas em reais, em decorrência da paralisação do veículo segurado em caso de sinistro coberto e indenizado.
Quais os serviços oferecidos pelo Centro Automotivo Porto Seguro?
Os Centros Automotivos Porto Seguro (CAPS) oferecem diversos serviços para a manutenção e revisão do seu carro como alinhamento, balanceamento, troca de óleo, revisão de freio, limpeza de ar condicionado entre muitos outros serviços.
Em quanto tempo eu recebo minha indenização do Seguro Auto?
Por lei, você receberá sua indenização em no máximo 30 dias.
É necessário apresentar Boletim de Ocorrência em todos os sinistros ocorridos com meu veículo?
Não. O Boletim de Ocorrência é obrigatório nos casos de Furto ou Roubo Total, nos acidentes envolvendo vítimas ou quando houver envolvimento de terceiros.
É possível pegar uma moto ao invés do carro extra se ocorrer algum sinistro?
Não, as apólices do Porto Seguro Moto garantem carro extra por até 7 dias em caso de pane ou desconto na franquia.
O que a cobertura de serviços emergenciais do Seguro Residência garante?
Essa cobertura garante ao Segurado a mão de obra necessária para a realização dos reparos emergenciais exclusivamente do local segurado. Essa cobertura não prevê instalações ou manutenções.
O Porto Seguro Residência cobre roubo e/ou furto?
Sim, desde que contratada a cobertura opcional.
À noite, não guardei o meu carro na garagem e ele foi roubado. A seguradora paga a indenização?
A maioria das seguradoras indeniza o segurado se for possível provar que o carro pernoitava regularmente na garagem e a noite do furto foi uma exceção. Porém, se a empresa provar que o carro pernoitava na rua habitualmente, pode negar a indenização.
Tenho mais de uma apólice de seguro de vida. Se acontecer um sinistro, meu(s) beneficiário(s) receberá (ão) a indenização de todas as apólices ou apenas a de valor mais alto?
A(s) pessoa(s) que você indicar nas apólices de seguros como seu(s) beneficiário(s) irá (ão) receber a indenização contratada de todas as apólices. De acordo com o artigo 789 do Código Civil, você pode contratar quantas apólices desejar e com qualquer valor segurado.
Optei por pagar o meu Seguro Auto em várias parcelas. O que acontece quando deixo de pagar?
O veículo terá cobertura pelo tempo proporcional ao prêmio pago. Dependendo da quantidade de parcelas, o seguro fica sem coberturas.
Qualquer objeto que esteja dentro do meu veículo estará coberto em caso de acidente?
A cobertura é exclusiva ao veículo e equipamentos de série ou contratados com verba à parte, respeitando as exceções das Condições Gerais.
Quando posso começar a usar os serviços do Centro Automotivo?
A partir do momento que receber a apólice.
Posso oferecer o guincho ao terceiro envolvido em um acidente?
Sim, desde que o condutor do veículo segurado seja o culpado pelo acidente e assuma a responsabilidade para a Seguradora, poderá solicitar um guincho para atender o terceiro.
Caso quebre somente o vidro do meu carro, vou poder trocar o vidro, mesmo não sendo decorrente de roubo/furto ou acidente?
Sim. Na contratação do seguro, o cliente possui uma cláusula beneficiária (71 – Danos aos Vidros) que poderá ser acionada.
Paguei menos da metade do seguro e meu carro foi furtado. Receberei a indenização integral?
Só receberá qualquer indenização se o seguro estiver com cobertura de acordo com o valor proporcionalmente pago.
O que garante a cobertura Vendaval do Seguro Residência?
Garante danos causados aos bens cobertos decorrentes de ventos com velocidade igual ou superior a 15m por segundo, conforme estabelecido no item 9.5 das Condições Gerais de Residência Habitual e no item 8.4 das Condições de Residência Veraneio.
Em caso de incêndio, meu carro estará coberto pelo meu Seguro Residência?
Não. Para essa cobertura, você deve contratar o Porto Seguro Auto.
Quanto tempo demora a receber a indenização de um sinistro com Seguro Residência?
A indenização, por lei, deve ser feita após a comunicação do sinistro em até 30 dias a partir do cumprimento de todas as exigências por parte do segurado, ou seja, envio das documentações solicitadas pela Seguradora.
O custo do seguro de acidentes pessoais varia de acordo com a idade?
Normalmente não. A contratação, em geral, pode ser feita por pessoas com faixa etária entre 14 e 70 anos, sem diferenciação de custo pela idade. Algumas seguradoras especializadas oferecem o seguro para quem tem até 80 anos de idade.
Eu me aposentei por doença pelo INSS e tenho uma apólice de seguro de vida. A seguradora pode se recusar a pagar minha indenização?
Sim. A invalidez permanente deve ser comprovada por declaração médica e por exames clínicos objetivos. A aposentadoria por invalidez concedida por instituições oficiais de previdência, ou assemelhadas, não caracteriza por si só o estado de invalidez permanente aceito pelas seguradoras para o pagamento da indenização de seguro.
Como funciona o bônus no Seguro Auto?
É um indicador de experiência do segurado com as seguradoras, que é considerado na composição do preço da renovação da apólice. Anualmente, o bônus aumenta na renovação da apólice que não ocorrer indenizações.
Contratando a Cobertura Compreensiva (colisão, incêndio, roubo e furto), estou coberto em caso de enchente?
Existe a cobertura para enchente desde que o risco não tenha sido agravado, por exemplo, se o segurado passar por uma rua já alagada. Se não for o caso, o Seguro Auto cobre a higienização do carro em caso de alagamento.
Como funciona o Serviço de Assistência 24h?
Dependendo da cobertura contratada ou concedida, o Segurado tem direito à assistência ao veículo e aos passageiros 24 horas por dia.
Meu Seguro Auto é cancelado depois que recebo a indenização por perda total?
Sim. Após a liquidação do processo de sinistro por Indenização Integral (perda total), a apólice é cancelada.
Durante a vigência de meu Seguro Auto eu posso alterar, incluir ou excluir alguma garantia contratada?
Sim, porém é importante consultar o seu Corretor de Seguros.
Tenho duas casas, uma de veraneio. Posso utilizar o serviço do Porto Socorro Carro + Casa para as duas?
Não, o Porto Socorro Carro + Casa garante atendimento somente para a residência habitual do segurado.
Se uma árvore que pertence ao terreno segurado cair em um imóvel ou bem de terceiro haverá cobertura do Seguro Residência?
Para saber se o evento terá cobertura, temos que analisar a causa dos danos e as coberturas contratadas na apólice, uma vez que a manutenção e preservação da árvore são de responsabilidade do proprietário do imóvel, bem como os danos por ela provocados. Ressaltamos que os danos provocados por eventos da natureza são considerados fortuitos ou de força maior eximindo o proprietário da responsabilidade civil.
Existe algum tipo de franquia para o Porto Seguro Residência?
Não existem franquias e sim POS (Participação Obrigatória do Segurado) para as coberturas de Danos Elétricos, Vendaval e Escritório em Residência.
Em caso de sinistro, como é paga a indenização de uma casa financiada?
O pagamento é proporcional, ou seja, será pago ao segurado a parte que lhe compete e à instituição financeira a parte que lhe compete.
Moro em casa alugada e fiz o Porto Seguro Residência. Em caso de sinistro, quem recebe a indenização: Eu ou o proprietário?
A contratação de imóvel alugado deve ser feita das seguintes formas:
– Pelo proprietário do imóvel: Garantia somente para prédio, ou seja, só poderão ser contratadas as coberturas de Incêndio, Danos Elétricos, Impacto de Veículos e Vendaval.
– Pelo locatário do imóvel: Garantia para prédio e conteúdo, sendo que deverá ser incluída cláusula beneficiária para prédio em nome do proprietário do imóvel.
Eu pratico esportes radicais. As seguradoras aceitam fazer meu seguro de vida?
Na contratação de seguro de vida, as seguradoras costumam perguntar aos interessados se praticam atividades físicas e quais são elas. No caso dos adeptos de esportes radicais, a sua proposta deve ser aceita, porque de acordo com o Código Civil a seguradora não pode recusá-la por esse motivo. No entanto, a seguradora pode cobrar um valor adicional ao preço do seguro (prêmio agravado), em função do maior risco que o segurado representa.
Não havendo nomeação de beneficiário na apólice de seguro, qual o procedimento a ser seguido à época do pagamento da indenização?
Na falta de indicação expressa de beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, de acordo com o Código Civil, o capital segurado será pago da seguinte forma: metade ao cônjuge não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária. Na falta destes, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado privou-os dos meios necessários à subsistência.